Torre Porta Ferramenta

 

Torre Porta Ferramenta
(Revolver Estrela)

APLICAÇÃO
A torre Porta Ferramentas, ou também conhecido como revólver estrela está disposto sobre os eixos de guia em lugar da contra-ponta de furar. Ele possui quatro ou seis furos para fixação do tope de material, das ferramentas de furar, alargar, rosquear etc, Para a troca rápida das ferramentas, o tambor de ferramentas pode ser substituído.

ESTRUTURA
Na ponta direita do eixo auxiliar de comando alojado no eixo de comando traseiro, está montada uma polia de correia dentada a qual aciona, através de uma correia dentada, uma luva de acoplamento na caixa do mecanismo de posicionamento.
A partir do eixo de comando traseiro, controlada através de um tambor de segmentos, a luva de acoplamento é liberada mediante a alavanca retentora. Através da curva trabalhada e o controle das alavancas retentoras e da luva de acoplamento executa uma rota­ção completa. Esta é transmitida, através do eixo achatado, ao carro porta-revolver, ocasião na qual a roda propulsora faz com que seja posicionada uma cruz de Malta e com isso o tambor de ferramentas.
Além disso é acionado um pinhão de curvas, o qual por sua vez atua, através do porta-rolete sobre a curva de avanço, executando o retrocesso rápido. Na caixa do mecanismo de posicionamento está também fixado o retrocesso por molas, o qual, através de uma mola de pressão e uma barra de arraste, pressiona o carro porta-revolver contra a curva de avanço, efetuando ainda o retorno do carro da torre.